Thiago Brochi discute implantação de dispositivo de segurança em escolas municipais com a Gama

O vereador Thiago Brochi (PSDB) reuniu-se na segunda-feira (18) com o diretor comandante da Guarda Municipal de Americana, Marco Aurélio da Silva, e o subinspetor Wendeo Nascimento, para discutir a implantação de um dispositivo de segurança, através de aplicativo para telefone celular, em escolas municipais.

A medida é estudada pela corporação como forma de tornar mais ágil o atendimento em ocorrências graves. “Tivemos o incidente na escola na cidade de Suzano, o que reforçou o alerta para a necessidade de ferramentas como esta, que proporcionam ainda mais agilidade no atendimento em situações do tipo”, explicou Brochi. Em março de 2019, quando um adolescente de 17 anos e um homem de 25, encapuzados, atacaram a Escola Estadual Raul Brasil, matando sete pessoas – cinco alunos e duas funcionárias.

O vereador argumenta que as escolas municipais possuem um ambiente de maior vulnerabilidade e o recurso daria mais segurança a alunos, professores e demais funcionários de unidades.

“Com o aplicativo instalado na secretaria das escolas, quando constatado o perigo iminente, violência ou desastre é acionado o dispositivo para a Central de Atendimento da Gama, que desloca a viatura mais próxima ao local”, acrescentou Brochi.

O vereador é autor de indicação encaminhada ao Poder Executivo solicitando a implantação do aplicativo em prédios públicos municipais. Anteriormente, Brochi teve aprovado projeto que se tornou lei autorizando o Poder Executivo a disponibilizar aos diretores e coordenadores das escolas municipais de Americana.