MEC e Microsoft firmam acordo para recuperar aprendizagem de mais de 38 milhões de estudantes

138 mil escolas públicas serão beneficiadas pelo Acordo de Cooperação

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e a Microsoft, que visa a disponibilização gratuita da solução Office 365 Educacional A1 (versão nuvem) para toda a educação pública brasileira, seja para a rede de ensino federal, estadual, distrital ou municipal.

A novidade foi externada durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença de Victor Godoy, novo ministro da Educação.

De acordo com o governo, o Acordo firma um pacto entre o MEC e a Microsoft, “de fomento e apoio às redes na consolidação dessas soluções, para as instituições de ensino que desejarem”. A partir disso, cerca de 138 mil escolas públicas e seus mais de 38 milhões de estudantes serão beneficiados.

O MEC pretende, inclusive, disponibilizar a primeira versão da plataforma a qual contemplará a solução Office 365 Educacional A1, bem como outras soluções de mercado de grandes provedores de tecnologia. Essa iniciativa faz menção a uma parceria celebrada pelo MEC para consolidação do Ecossistema de Inovação e Soluções Digitais Educacionais, que está sendo conduzida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“O projeto contemplará múltiplas ações e recursos, dando amplo conhecimento às redes, em um modelo de vitrine de oportunidades, contando com parcerias diversas e diferentes regimes e possibilidades de utilização das soluções. Buscando estabelecer um modelo simplificado, porém, com a governança necessária, será disponibilizado o processo digital de adesão das instituições interessadas nas soluções e recursos disponíveis em catálogo simplificado e organizado do MEC”, diz a pasta.

A partir do termo, não haverá necessidade de novos trâmites jurídicos ou administrativos para sua disponibilização e implantação, considerando as soluções de pronto uso.