Grupo Ser e Ter realiza 1º Evento de Conscientização do Autismo e da Síndrome de Down neste sábado em NO

A Praça Central José Gazzetta recebeu nesse sábado (23/04) a primeira edição do evento de Conscientização do Autismo e da Síndrome de Down, realizada pelo grupo de mães de crianças especiais Ser & Ter, com o apoio da Prefeitura de Nova Odessa. O evento aconteceu na concha acústica (o palco) da Praça Central.

No local, os organizadores trocaram camisetas personalizadas pela doação de três litros de leite ou um pacote de fraldas. E, no entorno do palco, o Movimento Artesão de Nova Odessa também realizou mais uma edição da tradicional Feira Municipal de Artesanato.

Durante o evento, uma variedade de atividades aconteceram no local, com palestrantes explicando a vivência de pessoas que possuem Síndrome de Down e TEAs (Transtornos de Espectro Autista), apresentações musicais com crianças especiais, aula de zumba com o professor e coreógrafo Paulo Porto e muita diversão, com a Liga Solidária Avante trazendo seus super-heróis e a participação da Escola de Artes Catavento, com os seus personagens.

Dayse Godoi, psicopedagoga e idealizadora do grupo de mães Ser & Ter, diz que a ideia é levantar a pergunta “como seria se você se importasse?”, trazendo um olhar de empatia ao tema.

“Vamos deixar o preconceito e vamos olhar para as pessoas especiais com um olhar de amor, respeitando as individualidades de cada um, acolhendo também as famílias que tanto sofrem a rejeição”, disse. O projeto busca ainda acolher mais famílias que possuem filhos com deficiência, mostrando o potencial que as PCDs (Pessoas Com Deficiência) possuem.

No entorno do palco, o movimento artesão também realizou a tradicional Feira Municipal de Artesanato, na qual estiveram disponíveis para apresentação e comercialização os produtos dos artesãos da cidade.