Vagner Malheiros questiona planos de combate e prevenção a abusos sexuais e pedofilia

O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre quais os planos, as ações e estratégias articuladas em rede para combate e prevenção das ocorrências de abusos sexuais/pedofilia no município.

De acordo com o parlamentar, o índice da violência no Brasil sugere que as políticas públicas desenvolvidas estão sendo ineficazes ou insuficientes.

“Torna-se perceptível a necessidade de maior atenção do Estado para a valorização dos direitos humanos, no sentido de se defender as crianças/adolescentes que tiveram sua infância/puberdade maculada pelo aceleramento de uma fase tão complexa, por violências diversas, em específico de natureza sexuais, muitas vezes cometidas por aqueles que deveriam garantir a proteção familiar, e, que como efeito da pandemia, tais abusos sexuais infantojuvenis tiveram maiores incidências de casos”, explica Malheiros.

Segundo o vereador, a vítima de violência sexual está exposta a diferentes riscos que podem comprometer sua saúde física e mental: os traumas físicos e ginecológicos, a gravidez, os distúrbios psicológicos e a possibilidade de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

“Além das muitas possíveis sequelas, outro fator agravante do contexto é o fato da maioria dos serviços de saúde e assistência social não estarem equipados para diagnosticar, tratar e contribuir para a prevenção dos problemas decorrentes das ocorrências de abuso sexual”, acrescenta Malheiros.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária marcada para a próxima quinta-feira, dia 28.