Dr. Daniel pede informações sobre condição estrutural e qualidade da água de reservatório de água da Praia Azul

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações da prefeitura de Americana e do Departamento de Água e Esgoto (DAE) sobre as condições estruturais do reservatório de água localizado na Rua Vicenzo Sardelli, no bairro Praia Azul.

No documento, o parlamentar afirma ter sido procurado por moradores da região que questionaram a situação do reservatório. Dr. Daniel lembra que, conforme portaria do Ministério da Saúde, toda água destinada ao consumo humano, seja para ingestão ou qualquer tipo de higiene ou recreação, deve ser objeto de controle e vigilância, submetendo-se a análises periódicas para garantir que esteja adequada aos índices de qualidade exigidos pela legislação.

O vereador pergunta no requerimento se a prefeitura e o DAE têm conhecimento sobre a real situação do reservatório e há quanto tempo o local não recebe reforma ou manutenção. Questiona, ainda, se existe cronograma de reparos, qual a periodicidade e, caso contrário, se é possível averiguar se há necessidade.

Com relação à qualidade da água do reservatório, Dr. Daniel pergunta se é realizada a coleta correta da água para análise em laboratório e se nessas análises são avaliados os padrões exigidos e emitidos os laudos específicos. O parlamentar questiona se o monitoramento da água está atendendo às normas da Vigilância Sanitária e pede cópia das análises da água dos últimos doze meses e dos relatórios de fiscalização da vigilância do mesmo período.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária de quinta-feira (28).