Dr. Daniel questiona condições do reservatório de água do Jardim Brasil

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre o reservatório de água do DAE (Departamento de Água e Esgoto) localizado Rua Avenida Henrique Roberto Guilherme Alberto Brechmacher, no Jardim Brasil.

No documento, o parlamentar relata ter sido procurado por moradores do bairro que questionaram a situação do reservatório. Dr. Daniel cita a Portaria de Consolidação nº 5, antiga Resolução SS65, que define que toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema e/ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água.

“Entende-se que todo contato de água com pessoas para consumo, lembrando que consumo não se restringe apenas a ingestão e sim qualquer tipo de higiene, também se inclui a recreação como piscinas, deve ser analisada periodicamente e adequada aos índices de qualidade exigidos pela legislação”, frisa o autor.

No requerimento, Dr. Daniel questiona se a prefeitura e o DAE têm conhecimento sobre a situação do reservatório, há quanto tempo o local não recebe reforma e/ou manutenção e se existe um cronograma de manutenção. Pergunta também se é realizada a coleta de água para análise em laboratório e pede o resultado das análises feitas nos últimos doze meses. Por fim, questiona se a Vigilância Sanitária fiscaliza periodicamente o reservatório.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (5).