Sumaré está entre as 3 cidades que mais geraram emprego no 1º trimestre na RMC

Sumaré está entre as três cidades que mais abriram novos postos de trabalho nos três primeiros meses deste ano na RMC (Região Metropolitana de Campinas).  Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), compilados pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). No primeiro trimestre foram criadas 1.594 vagas no município, sendo 564 novos empregos gerados apenas em março.

Quando considerado o acumulado dos últimos 12 meses, de março de 2021 a março de 2022, houve um crescimento de 16,7%. Em fevereiro, o número de vagas novas geradas no período de um ano foi de 3.386, enquanto em março foi de 3.950.

O setor que mais contratou no trimestre foi Serviços, com 1.111 novos postos, o que representa 69,7% do total. Em seguida vêm Construção Civil, com 188 vagas criadas (11,8%), Agropecuária, com 124 empregos gerados (7,8%), Comércio, com 119 vagas abertas (7,5%), e Indústria, com 52 contratações (3,3%).

 “Nosso time da secretaria vem trabalhando em diversas frentes para estimular a contratação e geração de novos empregos, tais como: treinamentos, capacitação e aperfeiçoamento dos que já tem algum grau de instrução, além de busca ativa por vagas no mercado de trabalho. Aproveitando a fase de retomada econômica pós-pandemia, a pasta vem, também, estruturando e trabalhando em conjunto com as empresas, por meio do nosso PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, Cláudio Padovani.

Padovani comenta que  o foco da pasta é no potencial de Sumaré para instalação de novos empreendimentos no município e que a expectativa é aumentar ainda mais o número de postos abertos. “Esses resultados, comprovados conforme o saldo positivo mencionado, também se dá graças à excelente legislação municipal de incentivos atual. A previsão para 2023 é a geração de mais de 7,5 mil novas vagas de trabalho. E é assim, com seriedade e engajamento de toda a equipe do governo do prefeito Luiz Dalben, que procuramos fazer sempre mais e melhor para nossa população”, finaliza.