Lucas Leoncine propõe inclusão do Dia Municipal do Rock no calendário oficial de Americana

O vereador Lucas Leoncine (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que institui no calendário oficial de datas e eventos do município o “Dia Municipal do Rock – Rock Day”. A proposta, segundo o autor, tem como objetivo incentivar as atividades culturais no município.

Na justificativa, o parlamentar destaca que a intenção é marcar a data e promover anualmente um evento em homenagem ao dia internacional do rock, celebrado em 13 de julho, com ações que possam potencializar e reconhecer bandas do município e região. Para Leoncine, a proposta vem ao encontro dos interesses de artistas e dos que trabalham pela cultura da cidade.

“Uma parceria entre empresas da nossa cidade e a secretaria municipal de Cultura e Turismo realizou o ‘RockDay Americana’ pela primeira vez em 14 julho de 2018, no Teatro de Arena ‘Elis Regina’. O evento foi um sucesso e reuniu cerca de três mil pessoas ao longo de dez horas de música e entretenimento, com a apresentação de diversas bandas, feira de artesanato, truck de tatuagem, feira de vinil e outras atrações”, cita o autor na exposição de motivos.

Leoncine cita ainda a edição de 2019 do evento, que teve a criação de um segundo palco para bandas amadoras da cidade. “Por escolha do público, a banda Kids On Mars foi a vencedora na ocasião e, como prêmio, se apresentará no palco principal da edição de 2022 do festival, prevista para 8 de julho e realizada com apoio da prefeitura”, comenta.

“Além de promover um evento cultural na cidade, o RockDay gera uma grande movimentação para o desenvolvimento econômico de nossa cidade, pois o evento movimenta também em torno de duzentos trabalhadores para a realização e em torno de quarenta fornecedores de estruturas variadas para atender o público com qualidade e segurança, como mesas e cadeiras, lixeiras, equipe de limpeza e segurança, ambulância e brigadistas”, conclui o vereador.

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante sessão ordinária.