Gualter participa de reunião da câmara temática da Represa do Salto Grande

 O vereador Gualter Amado (Republicanos) participou nesta terça-feira (3) de reunião da câmara temática da Represa do Salto Grande, instituída pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento contou com a participação dos promotores do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), Dr. Ivan Carneiro Castanheiro e Dr. Rodrigo Sanches Garcia, e do diretor executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza.

O objetivo das reuniões da câmara temática é buscar soluções de interesse regional, cujas discussões servem de subsídios para a tomada de decisões políticas pelo Conselho de Desenvolvimento.  Durante a reunião foi discutido que, como geradora de energia e reserva de água para o abastecimento, a represa de Salto Grande é um dos pontos mais poluídos do PCJ, apresentando acréscimo significativo das cargas poluidoras orgânicas potenciais de origem doméstica.

Estiveram presentes representantes da maioria dos municípios de Americana, Atibaia, Valinhos, Campinas, Itatiba, Paulínia, Sumaré, Piracaia, Vinhedo, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Bom Jesus dos Perdões e Jarinu, que drenam seus efluentes para os corpos d’água que formam o reservatório de Salto Grande.

“Foram discutidas ações específicas necessárias para a Represa, tais como controlar e monitorar a poluição, implementar melhores práticas de manejo, universalizar o tratamento de esgoto secundário, identificar e corrigir as ligações clandestinas de esgotos domésticos, estimular o turismo dentre outras”, detalhou o parlamentar.

Durante o uso da palavra, Gualter enfatizou que diversas regiões buscam recursos para a construção de uma represa. “Americana e todas essas cidades aqui representadas são privilegiadas pela represa de Salto Grande, que necessita do emprenho de toda a RMC para recuperação da qualidade da água, pois beneficia toda a região”, afirmou.