Biblioteca recebe exposição de haikai durante o mês de maio

A Biblioteca Municipal de Americana recebe, de 11 a 27 de maio, a exposição de micropoesia visual “Haikai, a Poesia Breve Japonesa”, do grupo Café de Ideias, formado pelas poetisas Eliane Lüders, Ana Martin, Marta Sá e Teka Cristina.

O haikai é poema formado de 17 sílabas, distribuídos em três versos (5-7-5), segundo um dos mais influentes haikaísta brasileiros e um dos fundadores do Grêmio Haicai Ipê em 1987, Hidekazu Masuda Goga.

O haikai é um estilo de composição poética baseado num jogo silábico e foi criado pelos japoneses no século XVI. O desafio de compor poesias em apenas 3 versos atrai poetas do mundo inteiro e, no Brasil, Millôr Fernandes e Paulo Leminski são alguns dos escritores que se renderam ao haikai.

Em Americana, o Grupo Café de Ideias lançou recentemente um livreto de haikais. A iniciativa, aprovada pela Lei Aldir Blanc, contempla a distribuição gratuita de mil exemplares e dez mostras da arte poesia em locais públicos.

O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). A Biblioteca de Americana funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Praça Comendador Müller, nº 172, no Centro.