Reunião na Prefeitura de Nova Odessa marca início formal do processo de regularização fundiária do Recanto Ceci

Reunião na Prefeitura de Nova Odessa, considerada histórica, marcou na última sexta-feira (06/05) o início formal do processo de regularização fundiária do loteamento de chácaras conhecido como Recanto Ceci, antiga Ceci Ovos, no final da Avenida Brasil. No encontro, a Associação de Moradores entregou ao prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, a primeira versão do projeto urbanístico do bairro, primeiro passo da regularização.

Estiveram presentes os vereadores Tiãozinho do Klavin e Marcia Rebeschini, a secretária municipal de Obras e Planejamento, Miriam Lara Netto, e seu adjunto Renan Cogo, o assessor José Mario de Moraes e três representantes da Associação: Katia Calderaro, Marcia Sassi e o advogado Fábio Martins.

A partir da apresentação desse primeiro projeto urbanístico, prefeito e equipe da Secretaria de Obras e Planejamento já solicitaram uma adequação: a definição mais clara das áreas que devem ser apresentadas ao Município para Sistema de Lazer e/ou Institucionais, uma necessidade para viabilizar a regularização do loteamento, que tem cerca de 30 anos, com base na Lei Federal nº 13.465/2017, conhecida como a “Lei do Reurb (Regularização Fundiária Urbana)”.

“Estamos começando um longo processo de regularização desse loteamento, um momento histórico há muito aguardado, viabilizado através de uma parceria entre o Poder Público e os moradores, intermediada pelos vereadores Tiãozinho, Marcia e também o saudoso Avelino Xavier Alves, o Poneis, entre outros vereadores. Para nós, é um motivo de honra e orgulho, um loteamento que há décadas está ‘no papel’, porque os compradores ainda não são os donos legais dos terrenos, porque não têm as escrituras. Mas abraçamos essa causa desde o ano passado e vamos trabalhar por essa regularização, garantindo o patrimônio dessas famílias”, afirmou o prefeito Leitinho.

“É uma sensação de satisfação. Após tantos anos, um prefeito finalmente abraçou nossa causa. Já temos 78 famílias que serão beneficiadas com essa regularização. Daqui a pouco tempo, todas vão ter as matrículas em mãos, então só temos a agradecer ao prefeito Leitinho aos vereadores e à Miriam”, acrescentou Katia Calderaro.

“Quero agradecer o prefeito, a equipe da Miriam, mas também queremos parabenizar a todos os moradores do Recanto Ceci, que lutaram para chegarmos nessa nova etapa. Quem ganha são eles, mas sem um prefeito que tivesse encarado essa situação, eles não poderiam se tornar, muito em breve, donos de fato dos seus imóveis. Agora é o primeiro pontapé, mas vamos até o final”, falou o vereador Tiãozinho.

“Temos que agradecer o prefeito, que teve esse olhar de cuidado com a população do Recanto Ceci, onde as famílias aguardam há mais de 30 anos pela escritura de seus imóveis”, completou a vereadora Marcia.

“O problema vem se arrastando por décadas, e o prefeito Leitinho, com sua equipe, encararam o problema e deram a devida atenção à Associação dos Moradores. Agora vamos trabalhar em conjunto com a Administração Municipal para fazer a regularização e o registro dos imóveis. Só temos que cumprimentar o prefeito e sua equipe em nome de um bairro que estava esquecido”, completou Fábio Martins.