Americana terá Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Como parte das ações da Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, será promovido nos dias 16, 17 e 18 de maio, o “I Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes de Americana”, no Auditório Jamil Salomão, na Faculdade de Americana (FAM). A atividade é alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado em 18 de maio. Os trabalhos são planejados pelo Comitê de Organização da campanha, composto por integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), de Educação, de Saúde, Diretoria de Ensino, Guarda Municipal de Americana (GAMA), Faculdade de Americana (FAM), entre outros apoiadores.

Outras atividades também estão programadas na cidade para promover a conscientização sobre o Dia 18 de Maio, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

“Vamos mobilizar toda a sociedade para chamar a atenção ao tema e reforçar a conscientização com informações e orientações para a população, visando intensificar os cuidados necessários para combater os abusos praticados contra as crianças e adolescentes”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

O CRAS São Jerônimo e o Serviço de Convivência de Vínculo Familiar (SCFV) farão uma caminhada no bairro, no período da manhã, no dia 18. À noite, no grupo de Arterapia, será realizada Roda de Conversa com as usuárias que são acompanhadas pelos programas PAIF e SCFV em relação ao tema. No dia 19, será promovida atividade com o grupo de adolescentes, no período da tarde.

O CRAS Jardim Nossa Senhora Aparecida fará ações alusivas no dia 18 e conscientização durante todo o mês. O CRAS Jardim Guanabara terá Roda de Conversa, às 9h, e o CRAS Vila Mathiensen promoverá caminhada, das 15h às 17h. Os CRAS Praia Azul e São Manoel também terão ações.

As inscrições para o “I Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” podem ser feitas por meio do site www.americana.sp.gov.br, acessando o banner “Faça Bonito”.

A programação do Fórum será a seguinte:

Dia 16 (Transmissão ao vivo) – Das 19h às 20h30 – Auditório Jamil Salomão – FAM

– Tema: “Atuação do Poder Judiciário no Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Palestrante: Dr. Wendel Lopes Barbosa de Souza – Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Americana.

– Tema: “A conscientização e a responsabilidade de cada cidadão na garantia de direitos de crianças e adolescentes”.

Palestrantes: Conselheiros Tutelares Pedro Aparecido Gatti e Jair Calixto de Sena.

– Tema: “Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes: da prevenção à proteção”.

Palestrante: Antônio Rivaldo Brasil de Lima  – psicólogo, Membro do Centro de Referência às Vítimas de Violência (CNRVV) do Instituto Sedes Sapientiae, onde atua como Gerente do Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV) – Lapa. Representante do Instituto Sedes na Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMESCA). Membro do Projeto Te-Ser (atendimento psicoterápico a autores de violência sexual contra crianças e adolescentes do CNRVV).

Moderadora: Cristiane Maria Correia – psicóloga, Mestra em Educação, Especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes, coordenadora do curso de Psicologia da FAM, psicóloga responsável técnica da clínica escola SIA (Serviço Integrado de Atendimento) da FAM.

Público alvo: Comunidade e alunos da FAM

Dia 17 – 8h30 às 12h

Tema: “Responsabilidade Ética e Responsabilidade Legal no Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Palestrantes: Dra. Renata Calazans Nasraui – Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Americana.

Dra. Neide Donizeti Nunes – Bacharel em Ciências Jurídicas, Representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB – Subseção de Americana, na CMI da PMCFC – Comissão Municipal Intersetorial da Politica Municipal do Direito à Convivência Família e Comunitária, Conselheira do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente representando a COASSEJE, Representante da OAB na Comissão Municipal Intersetorial – CMI do Protocolo de Violência contra Criança e Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência, Representante do CMDCA junto ao Conselho da Mulher.

Debate Mesa 1

Palestrantes: Liselene Cristina da Cunha – psicóloga clínica e social, Especialista em Dependência Química (UNICAMP), cursando pós-graduação em Psicologia Jurídica. Atuação na área da Infância e Adolescência desde 2005 na Política de Assistência Social (SUAS). Foi conselheira suplente do CMDCA e Coordenadora da comissão de Enfrentamento a Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes do CMDCA Campinas. Integrante do grupo de estudos Psicanalíticos Perifanálise SP.

Abigail Torres – assistente social, Mestrado em Serviço Social pela PUC/SP (2001) e Doutorado em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela PUC/SP (2009-2013). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da PUC/SP. Linha de pesquisa: Seguridade Social e Assistência Social. Docente de pós-graduação. Atua como consultora em gestão social, principalmente nos seguintes temas: política pública de assistência social, políticas públicas para a infância e adolescência e controle social.

Debate Mesa 2

Moderadora: Cristiane Maria Correia – psicóloga, Mestra em Educação, Especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes, coordenadora do curso de Psicologia FAM, psicóloga responsável técnica clinica da escola SIA (Serviço Integrado de Atendimento) da FAM.

Público alvo: Profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos (SGD) à Criança e Adolescente e comunidade.

Local: Auditório Jamil Salomão – FAM

Dia 18 (Transmissão ao vivo) 

Encerramento Cultural da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 2021 – 2022.

Horário: 8h30 às 12h

Encerramento: Larissa Lara Agostinho da Silva – aluna do curso de Psicologia FAM e Renato Rodrigues – artista de RAP.

Público alvo: Crianças, adolescentes, comunidade e profissionais da rede de serviços públicos e privados de Americana.