Juninho Dias pede abertura de vagas de creche em período integral em Americana e estudo para oferta de vagas noturnas

O vereador Juninho Dias (MDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações do Poder Executivo sobre a oferta de vagas em período integral nas creches municipais e a possibilidade de abertura de vagas noturnas.

No documento, o parlamentar solicita à prefeitura a ampliação no número de vagas no período integral em todas as unidades municipais e pede informações sobre a existência das vagas, o planejamento para ampliação e o número de solicitações, de crianças atendidas e de inscritos na fila de espera, além do número total de alunos da rede municipal. O autor questiona ainda a previsão e o cronograma de vagas e horários para o próximo ano letivo.

Juninho solicita também estudos para a oferta de vagas no período noturno para crianças que tenham pais em trabalho de turnos diferentes do horário comercial. Segundo ele, as vagas noturnas estão previstas em lei que já existe na capital paulista e visa garantir ensino às crianças no período em que haja harmonia com os horários de trabalho da família.

“É incontável o número de pais que procuram meu gabinete para cobrar mais vagas nesse sistema que, em décadas passadas, tornou Americana referência nacional. Muitos pais, em especial os que moram longe do trabalho, acabam renunciando a um emprego para cuidar dos filhos, e isso impede o rápido desenvolvimento da nossa cidade. Contudo, essa alternativa pode ser muito positiva para Americana, tanto no desenvolvimento das crianças, que são o futuro da nossa cidade, quanto ao mercado de trabalho”, analisa o parlamentar.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (19).