Em Holambra, Saúde realiza mutirão contra a Dengue e pede apoio da população para abertura das casas aos agentes

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra volta a realizar neste sábado, dia 21 de maio, mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, no bairro Imigrantes. A ação ocorre entre 8h e 12h e os agentes percorrerão casas localizadas nas Ruas Van Ham, Timmermans e Stapelbroek.

O trabalho conta com a participação de 15 agentes de saúde que fazem visitas nas residências para a retirada de possíveis criadouros, orientações ao morador e entrega de material informativo. Eles estarão uniformizados e identificados com crachás.

De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, no último sábado, dia 14, os servidores estiveram em 177 casas. 105 delas estavam fechadas ou os moradores recusaram a entrada dos profissionais. “Este tipo de atitude nos preocupa. A luta contra a Dengue é conjunta, entre Poder Público e população”, explicou. “É muito importante que os moradores, após verificarem a identificação dos funcionários, permitam a entrada dos agentes em seus imóveis para vistoria e orientação. Vale ressaltar que serão observados apenas os possíveis criadouros”.

Neste fim de semana, os agentes retornarão também às casas em que o acesso não foi permitido. O último balanço divulgado pelo setor revela que Holambra registrou este ano 106 casos de Dengue. No ano passado inteiro foram 24.

No Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, está disponível para impressão um panfleto com ações que devem ser realizadas semanalmente. Além disso, é possível que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria ou pelo aplicativo Sem Dengue, disponível para telefones nas plataformas Android e iOS. O telefone da Vigilância em Saúde é o (19) 3802-2744.

Em caso de suspeita de Dengue, a orientação é procurar a unidade de saúde o mais rápido possível.

Como combater o mosquito:

– Vedar caixas d´água
– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana

Sintomas da Dengue:

– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor nos ossos e articulações
– Manchas vermelhas no corpo