Vagner Malheiros pede informações sobre terapia renal feita no Hospital Municipal

O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre terapia renal feita no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.

De acordo com o parlamentar, pacientes que fazem tratamento de hemodiálise no hospital procuraram o gabinete com reclamações sobre o atendimento. “Eles relatam o modo desumano como são tratados por alguns profissionais que atuam no setor”, aponta.

Segundo declarações de pacientes ao vereador, durante o processo de tratamento de hemodiálise, a pressão arterial diminui, sendo necessária a aferição, para que possa ser controlada. Malheiros diz que determinados profissionais não estariam prestando cuidados apropriados.

“Alguns relatam que os profissionais designados para o trabalho ficam constantemente nos aparelhos celulares, ignorando os pacientes e não dando o tratamento adequado e devido a eles”, acrescenta o vereador.

“Ressaltamos que o direito a saúde é garantido pelo artigo 6º da Constituição Federal Brasileira, assim também como um tratamento adequado aos seus usuários”, destaca Malheiros, citando o artigo 3º da Portaria nº 1.820/2009, que dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde.

Através do requerimento, Malheiros quer saber se o tratamento por hemodiálise é ofertado pelo próprio hospital municipal ou empresa terceirizada, além da qualificação de funcionários, contratos, reclamações e internações.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária, e encaminhado à prefeitura para resposta.