Brincar é a essência da infância e fortalece vínculos positivos

Brincadeiras ajudam crianças a resistir às situações de crise, dando repertório para enfrentar as tensões cotidianas

A infância é a principal etapa da vida do ser humano; é nessa fase que se aprende os valores que são levados para a vida toda. Dessa forma, é imprescindível construir vínculos positivos nas relações de aprendizagem dos pequenos. A brincadeira, por exemplo, possibilita à expressão das emoções da criança, promove o conhecimento e auxilia no desenvolvimento da parte motora e de sua inteligência. 

Diversas pesquisas apontam que as crianças usam o brincar como forma de resistir às situações de crise, dando repertório para enfrentar as tensões cotidianas. Isto é, ajudam a lidar com as diversas violações de direitos pelas quais passam. Sabendo da importância dos jogos educativos e brincadeiras na aprendizagem, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoverá uma série de atividades durante a Semana Mundial do Brincar em todas as suas unidades socioeducacionais com o tema “Confiar na Força do Brincar”.

A semana faz parte de uma grande mobilização que ocorre em vários países para sensibilizar a sociedade sobre a importância da brincadeira e a essência da infância. A iniciativa é promovida anualmente pela Aliança pela Infância em parceria com dezenas de outras organizações sociais. 

Todas as atividades promovidas pela LBV são ricas em experiências reflexivas, vivências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas e constituem excelentes meios de expressão, de interação, de convivência e de proteção social para as meninas e os meninos assistidos. Na luta pela garantia dos direitos de seus atendidos, as ações da Entidade ainda propiciam a eles formação cidadã, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em Campinas/SP, as atividades recreativas ocorrerão entre os dias 24 e 27 de maio nos Centros Comunitários de Assistência Social da Instituição, localizados na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 – Vila Rica e Rua Nelson Barbosa da Silva, 289 – Jd. Profilurb. Saiba como ajudar a transformar para melhor a vida de milhares de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, acessando o site www.lbv.org.br.