Trilogia criada durante a pandemia será lançada no dia 28

Escrita por Luciene Tognetta, a obra será lançada no dia 28 pela Editora Adonis

 

A trilogia escrita por Luciene Tognetta e publicada pela Editora Adonis que surgiu, durante a pandemia, como forma de expressão dos sentimentos decorrentes deste período, será lançada no sábado (28), às 10 horas, em Adonópolis (o novo espaço da editora). Parte da série sobre Convivência Ética na Escola, com ilustrações de Paulo R. Masserani, a coleção é formada pelos livros ‘Abraça, moleque!’, ‘Coragem, moleque!’ e ‘Espera, moleque!’.

Em março de 2020, quando o país entrava em quarentena devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o primeiro livro da série ‘Espera, moleque!’ estava em processo de criação. Cinco meses depois, a trilogia ganhou a segunda publicação: ‘Coragem, moleque!’. O terceiro trabalho ‘Abraça, moleque!’ foi lançado no dia 21 de setembro do ano passado, durante IV Encontro Nacional das Equipes de Ajuda, realizado de forma on-line.

A escritora recorda a expectativa para a volta das atividades presenciais durante o período, na época em que terceiro livro foi publicado. “Havia um sentimento de medo, insegurança, quando nos encontrávamos presencialmente. O corpo acostumado a abraçar não era um corpo completo porque, nessa incompletude, nos faltava o abraço. O abraço representa o reencontro e traduz o desejo de nossos corpos e almas”, explica Luciene. “Esse trabalho é uma homenagem aos meninos e meninas e aos que formam – professores, tutores e diretores – que acreditam na intensidade da humanidade e que têm o cuidado, a ajuda, a generosidade com a dor do outro”, destaca a escritora.

Sobre a trilogia

Os livros falam de um tempo em que foi preciso resistir. Um tempo de pandemia que marcou a história de nossa geração e mostrou como é difícil existir. Para as crianças não foi diferente. Elas aprenderam lições importantes para sua pequena existência: a esperança, como um valor que faz a gente acreditar que a tempestade passa; a coragem, quando as forças vão acabando diante de tanto sofrimento; e o abraço, que acolhe e mostra um gesto de humanidade quando a gente mais precisa. Lições de existência. Lições de resistência.

Sobre a escritora

Luciene Regina Paulino Tognetta (FCLAR-Unesp) é doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, tendo cursado parte do doutorado na Universidade de Genebra, na Suíça, e pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Minho, em Portugal. É professora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM). Autora de livros nas áreas da Educação e Psicologia e de livros de literatura infantil. Membro da Fundación AMÉRICA por La Infancia (FAI), sediada no Chile.

Serviço

Lançamento da Coleção “Abraça, moleque!” – Luciene Tognetta
Sábado (28), às 10 horas – Adonópolis
Rua José Bonifácio, 174 – Chácara Machadinho – Americana