Santa Bárbara é a 5ª cidade com mais lotes aprovados e a 4ª cidade com mais lotes protocolados no Estado de São Paulo

Santa Bárbara d’Oeste é a 5ª cidade com mais lotes aprovados no Estado de São Paulo e a 4ª cidade com mais lotes protocolados no Estado de São Paulo em 2021. Os dados são do Anuário do Mercado Imobiliário do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo | Sindicato da Habitação).

No ano passado foram 2.800 lotes aprovados e 3.958 lotes protocolados em Santa Bárbara d’Oeste. O assunto foi abordado nesta sexta-feira (20) pelo prefeito Rafael Piovezan durante sua participação semanal no Jornal Santa Bárbara Hoje, da Rádio Santa Bárbara FM 95,9 MHz.

“Os números apontam o grau de infraestrutura que Santa Bárbara tem para o seu desenvolvimento. Isso demonstra o quanto a nossa cidade está pronta para as novas oportunidades. Vivemos um momento diferente e especial. Somos a 9ª cidade que mais gerou empregos no Estado de São Paulo neste ano e temos a menor taxa de desemprego de toda a região. E o crescimento da nossa cidade é pautado na capacidade de infraestrutura que temos para um pleno desenvolvimento. Hoje temos um amplo estudo técnico relacionado ao abastecimento de água, ao tratamento de esgoto e toda a estrutura pública de Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente para que os novos empreendimentos se instalem aqui. Fizemos o nosso dever de casa nos últimos anos e, sem sombra de dúvidas, Santa Bárbara d’Oeste vive hoje o seu melhor momento”, comentou o prefeito.

Santa Bárbara preparada para o futuro

Nos últimos anos, a Administração Municipal barbarense realizou uma série de ações que incentivaram a ocupação dos vazios urbanos até então existentes – tais vazios geravam a fragmentação na malha urbana. A ocupação do vazio possibilitou ainda a integração do sistema viário, com a criação de novos eixos por avenidas, melhorando a mobilidade urbana e proporcionando alternativas de deslocamento e consequente desenvolvimento tanto em espaços dentro da malha urbana barbarense como nos limites com a cidade de Americana.

A implantação de novos loteamentos residenciais, industriais e empresariais alterou a dinâmica da cidade, uma vez que a ocupação rápida dessas áreas gera uma demanda imediata por serviços no entorno. E a política de desenvolvimento urbano foi desenvolvida para, além dos equipamentos públicos implantados, possibilitar que novos empreendimentos venham a atender plenamente estes moradores.

Entre os empreendimentos de destaque estão o Loteamento Empresarial Solaris (com a já comercialização de mais de 50% dos 448 lotes entre industriais e comerciais), TerraAmérica Santa Bárbara (condomínio residencial fechado e 100% vendido no pré-lançamento), Jardim dos Manacás (com lotes residenciais, comerciais e industriais, com acesso pela Avenida da Amizade e conexão com a Estrada da Balsa), entre outros.

Tanto para o desenvolvimento residencial como o desenvolvimento de serviços e indústrias, Santa Bárbara d’Oeste hoje mostra-se organizada, com importantes ações em segmentos relevantes como a segurança pública (Cidade mais segura do Estado de São Paulo de acordo com o Instituto Sou da Paz), 100% de esgoto tratado (com as novas ETEs Toledos 2, Barrocão e ampliação da Balsa), abastecimento de qualidade (água considerada de excelência, que atende todos os parâmetros legais e vai além daquilo que os órgãos fiscalizadores recomendam, com alto nível de satisfação em saneamento básico entre os municípios associados à ARES-PCJ e classificação “excelente” por parte da Funasa – Fundação Nacional de Saúde), ampliação da capacidade hídrica (construção de nova represa já em andamento, que possibilitará a ampliação da reservação total de água bruta nos mananciais – represas Areia Branca, São Luiz e de Cillo – para mais de 12 bilhões de litros, o que garante abastecimento por mais 50 anos na cidade), e redes robustas de Saúde (com capacidade de atendimento ampliada, em decorrência de novas unidades e serviços implantados, inclusive com a rede municipal certificada com ISO-9001) e Educação (projeto da Administração Municipal que zerou fila por vagas de creche foi premiado como o melhor do Estado de São Paulo com o prêmio Cases Inovadores).

Nos espaços até então escuros e mal utilizados, a Administração Municipal barbarense tem executado um amplo projeto de implantação de dezenas de Novas Áreas de Bem-Estar e Lazer, com estruturas que possibilitam a prática de atividades físicas, promoção da Saúde e convivência da população, com pistas de caminhada, quadras de Basquete e de Areia, Espaços PET, Academias ao Ar Livre, paisagismo e iluminação. Nestes espaços e em outras tantas áreas de Santa Bárbara d’Oeste, a Prefeitura tem executado o maior projeto de reflorestamento da história do Município, com 20 mil mudas já plantadas na arborização urbana e previsão de 250 mil mudas a serem plantadas nos próximos anos em toda a extensão do Município – proporcionando ainda a proteção dos mananciais que abastecem a cidade.

Ressalta-se ainda que, visando o aperfeiçoamento da integração entre a área central e a Zona Leste – proporcionando ainda uma melhoria considerável ao acesso às regiões conurbadas com Americana, a Prefeitura construirá um Novo Terminal Urbano na Avenida Santa Bárbara. Soma-se a isso o fato que o Transporte Coletivo Urbano de Santa Bárbara conta com novos ônibus Zero KM, com ar condicionado, Wi-Fi em implantação, tomadas USB e demais dispositivos técnicos que oferecem conforto a acessibilidade ao usuário, como rampas elevatórias para acesso de pessoas com deficiência, bilhetagem eletrônica e sistema de monitoramento, proporcionando maior controle e segurança do motorista e usuários.