Judocas da Escolinha da Prefeitura de Nova Odessa brilham em Ribeirão Preto e se classificam para finais do Paulista

Judocas da Escolinha da Prefeitura de Nova Odessa brilharam no último domingo (22/05) no tatame em Ribeirão Preto e se classificaram para as finais do Campeonato Paulista. Os novaodessenses disputaram o Open Ajinomoto de Judô – divisão de aspirantes, no Ipanema Club.

Na categoria adulto-leve, o atleta Francisco Almeida Xavier conquistou o lugar mais alto do pódio, enquanto Gabriel Jorge ficou em 3º lugar. Pela categoria sub 15 meio-médio, a atleta Maria Eduarda sagrou-se vice-campeã. Ainda pela sub 15 masculina (meio-pesado), o atleta Marcos Bernardo ficou em 3º lugar. Esses judocas vão disputar as finais do Paulista da modalidade.

Outras colocações na competição foram: Vitor Sales em 5º lugar pela categoria sub 15 (meio-pesado) e Samuel Jorge ficou em 8º lugar pela categoria sub 13 (meio-médio). Os atletas fazem parte das escolinhas da modalidade que acontecem tanto no Ginásio Municipal de Esportes do Jardim Santa Rosa quanto nos condomínios Ipê Amarelo e Roxo, por meio da Associação Cavalcanti de Judô, do sensei Eugênio Cavalcanti.

“Parabenizo os judocas pela excelente participação nesse Open de Judô e por representarem Nova Odessa de forma tão brilhante, com garra e determinação, e também ao professor Eugênio pelo belíssimo trabalho que ele vem desenvolvendo junto aos moradores do município por meio da nossa Secretaria Municipal de Esportes. O judô, assim como as demais atividades esportivas, é muito importante na vida da criança e do adolescente, por isso nossa gestão apoia e incentiva o esporte em nossa cidade”, elogiou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho – que já era faixa laranja quando parou de treinar.

O sensei Cavalcanti comemorou o resultado dos judocas novaodessenses. “Nossos judocas estão de parabéns. Fomos em seis atletas, todos fizeram uma boa competição e o destaque foi o Francisco Xavier, que conquistou quatro medalhas, garantindo a classificação para final do campeonato Paulista da divisão de aspirantes. Estou muito orgulhoso do desempenho deles. Agora é treinar com foco no Paulista”, disse.

As escolinhas do projeto social contam com judocas a partir dos 4 anos. “A atual gestão tem apoiado e investido não somente no judô, mas nas demais modalidades esportivas da cidade, porque o esporte é fundamental na vida da criança, do jovem, do cidadão. E a cidade tem colhido bons frutos, no judô, no tênis, no basquete etc”, comentou o secretário de Esportes da cidade, Thiago Gentil.

Por meio da Associação Cavalcanti de Judô, declarada utilidade pública desde 2019, o sensei ensina judô aos novaodessenses. “O esporte tem a força de transformar vidas, inclusive na questão da inclusão social, que é de extrema importância. Nossos judocas estão de parabéns pela classificação ao Paulista”, comentou o secretário-adjunto José Henrique de Carvalho.

Além da Prefeitura de Nova Odessa, o Judô conta com o apoio da iniciativa privada, a Multimalhas, Padaria Marajoara, Grupo Aposerv, Sorveteria Alaska, Odyr Racing e Ótica De Sales.