Thiago Brochi visita Centro de Controle Operacional na cidade de Santos

O vereador Thiago Brochi (PSDB) visitou a cidade de Santos na última sexta-feira (27), sendo recebido pelo secretário de Governo da Prefeitura, Flávio Jordão, e pela vice-prefeita Renata Bravo. O parlamentar conheceu o CCO (Centro de Controle Operacional), que integra serviços públicos e forças de segurança para, dessa forma, ampliar o monitoramento urbano e aperfeiçoar os atendimentos aos cidadãos.

Implantado em 2020, o CCO de Santos é referência nacional, recebendo inclusive representantes de governos estaduais e federais para conhecer o trabalho. Foram investidos R$ 40 milhões com obra, mobiliário, equipamentos e sistemas, que integram mais de 1.600 câmeras instaladas em vários pontos, monitoradas todos os dias (24 horas) em tempo real. O sistema IVA (análise de vídeo inteligente) permite verificar automaticamente pessoas em locais e horários que não são permitidos, ajudando principalmente a evitar invasões de escolas e unidades de saúde.

A unidade santista conta com o trabalho das equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Polícia Militar, além de apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria de Planejamento e Inovação (Seplan).

“Fomos conhecer esse Centro de Controle Operacional que é referência no Brasil. Temos em Americana um competente sistema de videomonitoramento comandado pela Guarda Municipal, que pode e deve ser melhorado a partir de ideias e experiências como esta”, destacou Brochi.

“O centro tntegra todas as agências públicas num único ambiente. Este trabalho conjunto conta com o suporte de um amplo parque de câmeras nos pontos estratégicos e resulta em benefícios para a segurança pública, gestão do tráfego, atendimentos na área da saúde e de ocorrências em várias áreas”, acrescentou o vereador.

Ainda em Santos, Thiago Brochi visitou o escritório do ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que governou o município entre 2013 e 2020, período de implantação do CCO. “O Paulo Alexandre tem uma grande experiência em gestão pública e conversamos sobre projetos e ações”, concluiu.