Câmara realiza solenidade de inauguração da nova sede no sábado

A Câmara Municipal de Americana realiza no sábado (4), a partir das 10h, a solenidade de inauguração oficial da nova sede do legislativo. Denominada “Paço 15 de Janeiro” em homenagem à primeira sessão ordinária da história do município, a nova casa já está aberta à população desde março e agora será inaugurada oficialmente.

A solenidade será aberta ao público e contará com uma homenagem aos ex-presidentes da Câmara Municipal de Americana e apresentação da Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi”. Na ocasião, serão inauguradas também as novas galerias de presidentes e de legislaturas.

“Uma vez concluído o processo de mudança, que fizemos durante o carnaval para que os trabalhos legislativos não fossem interrompidos, demos andamento em uma série de ações de adaptação e melhorias para receber a população da melhor maneira. Essa solenidade de inauguração é a oportunidade para que aquelas pessoas que ainda não conheceram a nova Câmara venham nos visitar e se aproximar do legislativo. A Câmara tem o papel de fazer valer a voz do cidadão e queremos ver a população cada vez mais presente nas ações do parlamento municipal”, disse o presidente da Câmara, vereador Thiago Martins (PV).

Paço 15 de Janeiro

A denominação homenageia a primeira sessão realizada na história do poder legislativo municipal, ocorrida em 15 de janeiro de 1925. Além de homenagear a data com a denominação, a Câmara passará a expor na recepção de sua nova sede o livro ata da primeira sessão, para que toda a população possa conhecer e relembrar um pouco mais desse capítulo da história do município. O livro, guardado há 97 anos no Arquivo Histórico do legislativo, será exposto publicamente pela primeira vez.

“Essa data está marcada na história de Americana e da Câmara Municipal. Foi lá que tudo começou, com a eleição dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito, quando Americana dava os primeiros passos enquanto cidade emancipada. Por tudo isso, nada mais justo que nomear a sede da Câmara em homenagem ao primeiro capítulo dessa rica história”, disse o presidente do legislativo, vereador Thiago Martins.

Nova sede

Após quatorze anos instalada no prédio do antigo colégio Divino Salvador, a Câmara Municipal de Ameriana está sediada em um edifício de 3.800 m² localizado na Avenida Monsenhor Bruno Nardini, no Jardim Miriam, na região do Frezzarin. O novo prédio da Câmara possui dois andares, instalações modernas e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O novo contrato de locação resultou em uma economia de mais de R$ 200 mil por ano.

Na nova sede, a população continua a participar ativamente dos trabalhos do legislativo nas sessões ordinárias, audiências públicas, reuniões, debates e sessões solenes. A Câmara continua oferecendo a possibilidade de cessão de espaços e salas, mediante autorização, para reuniões de conselhos municipais, entidades e sociedade civil.

Data: 04 de junho de 2022 – 10h
Local: Câmara Municipal de Americana – Paço “15 de Janeiro”
Avenida Monsenhor Bruno Nardini, 1835 – Jardim Miriam