Americana vacina mais de 30 mil pessoas contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Americana já vacinou 30.116 moradores contra a gripe, durante a campanha que teve início no dia 27 de março e deve se encerrar nesta sexta-feira (3). Por enquanto, o Ministério da Saúde não divulgou se haverá prorrogação.

Em Americana, até o dia 26 de maio, a campanha vacinou 2.663 crianças, 395 gestantes, 44 puérperas, 3.464 trabalhadores da saúde, 20.522 idosos, 424 professores, 21 portadores de deficiência permanente, 1.595 portadores de comorbidade, 65 caminhoneiros, 40 trabalhadores do transporte coletivo, 27 das forças de segurança, 125 do sistema prisional, dez das forças armadas e 721 indivíduos privados de liberdade.

A Vigilância Epidemiológica informou que a partir do dia 26 de maio o sistema começou a apresentar instabilidade, o que não tem permitido a atualização dos dados.

Atualmente a vacina está disponível para os seguintes públicos: idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das escolas públicas e privadas (ensino básico e superior), portadores de deficiência permanente, portadores de comorbidades, caminhoneiros, forças de segurança, salvamento e forças armadas, funcionários do sistema prisional, trabalhadores do transporte coletivo (rodoviário) e os jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas e pessoas privadas de liberdade.

Cada público contemplado deverá apresentar documento comprobatório, além de comprovante de endereço e documento pessoal com foto.

Sarampo

Paralelamente à vacinação da gripe está acontecendo a campanha contra o sarampo. Até o dia 2 de junho, o município vacinou 3.554 indivíduos, sendo 3.207 crianças e 347 trabalhadores da saúde.