GCM da Prefeitura de Nova Odessa participa de palestra no anfiteatro do Paço Municipal

Com o objetivo de discutir o importante papel da GCM (Guarda Civil Municipal) no âmbito da Segurança Pública, guardas municipais de Nova Odessa participaram no final da tarde da última quarta-feira (01/06) de uma palestra realizada no anfiteatro do Paço Municipal. A atividade fez parte da matriz curricular de aperfeiçoamento anual da corporação, que exige 80 horas durante o ano, incluindo armamento e tiro, defesa pessoal, legislação, técnicas operacionais, incluindo um ciclo de palestras.

O palestrante da vez foi o GCM de Paulínia Eliel Miranda, que falou sobre a “Gestão integrada da Segurança Pública em nível municipal”. Na semana que vem, a palestra será ministrada para outra turma de GCMs de Nova Odessa, já que a corporação foi “dividida” em duas turmas para esta rodada de formação contínua.

“Dividi a GCM em duas equipes para não desfalcar o pessoal nas ruas. Na quarta-feira, a primeira turma assistiu à palestra, e semana que vem o mesmo tema será proferido para os demais guardas municipais. Como coordenador do curso de aprimoramento anual desde 2016, reconheço a importância das disciplinas ministradas anualmente. O guarda civil municipal precisa estar bem equipado e bem instruído, assim nossos patrulheiros prestarão sempre um serviço de excelência à sociedade”, explicou o comandante da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, Luciel Carlos de Oliveira.

Ainda de acordo com Luciel, a palestra “somou de maneira notável a grade de disciplinas, com um tema atual e importante para o desenvolvimento de uma mentalidade coletiva que incentiva o patrulheiro a buscar o autoconhecimento e se sentir parte do sistema de segurança pública”.

INVESTIMENTOS

Dentro do recente “pacote” de investimentos na GCM, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, entregou em fevereiro à corporação o novo armamento pesado adquirido pela Prefeitura. A compra faz parte de um processo de modernização do equipamento da corporação iniciado ano passado pela atual gestão. O investimento foi de R$ 125 mil.

Este primeiro “pacote” inclui dois fuzis carabina calibre .40, uma espingarda tática “pump” calibre 12, oito pistolas ‘calibre 9mm’ com corpo em polímero e 7 mil munições dos calibres .40 e 9mm. O novo armamento pesado já colocado em utilização pelo comando da corporação.

Mais recentemente, a corporação recebeu duas novas viaturas locadas, modelos VW T-Cross zero quilômetro. Também está em andamento o processo de aquisição de um escudo balístico e de novos coletes balísticos para os guardas. A compra de mais armamento deve ser anunciada em breve, na sequência deste processo de modernização do armamento.

“A nossa Guarda Civil Municipal é uma corporação importantíssima à cidade. Que possamos valorizar cada integrante, cada guarda, que trabalha pensando no bem-estar da população”, comentou recentemente o prefeito Leitinho.