Dicas para decidir a profissão ideal para você

Ainda não sabe qual carreira seguir? Confira algumas dicas que podem te ajudar!

Enquanto algumas pessoas já crescem com a certeza de que querem seguir determinadas profissões, há quem tenha certa dificuldade para escolher a carreira.

Isso, no entanto, não é incomum. Esta é uma decisão de grande importância, o que significa que é normal precisar de um tempo para pensar. Ao fim do ensino médio, a possibilidades de caminhos podem deixar qualquer pessoa inquieta.

Com dúvidas tão grandes, é preciso pensar com calma. Para isso, algumas dicas podem ser muito úteis.

Descubra suas aptidões

O que você gosta de fazer? No que você é bom?

Durante a escola, você tinha facilidade com língua portuguesa, contas matemáticas ou sempre foi elogiado durante as aulas de Educação Física? Quem sabe você gosta de animais, de cozinhar ou produzir peças artísticas?

Independentemente de uma afinidade maior com as chamadas humanas, exatas ou biológicas, é sempre importante notar suas qualidades e interesses pessoais para escolher a faculdade e, posteriormente, a profissão.

Escolha algo que você gosta

É importante notar esses aspectos para você ter uma vida profissional satisfatória — e isso vai além do retorno financeiro.

Muita gente escolhe suas carreiras com base na promessa de ganhar dinheiro, mas acabam sendo surpreendidos ao perceber que isso não é a única coisa que importa.

O dinheiro é importante, é claro, mas fazer o que se ama não tem preço. Já ouviu falar naquela famosa frase “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”? Pode parecer besteira, mas é verdade.

Trabalhar com aquilo que te dá motivação para levantar da cama diariamente, que proporciona prazer ao executar as atividades, é algo que não pode ser mensurado ou substituído.

Faça um teste vocacional

Um teste vocacional lista uma série de perguntas com o objetivo de identificar a orientação profissional de cada pessoa. Enquanto alguns são focados nos interesses, outros apontam o perfil.

Nesse sentido, existem os testes de personalidade, que também ajudam a determinar a direção profissional mais adequada.

Geralmente, os testes vocacionais são aplicados por especialistas em pedagogia ou psicologia. É possível encontrá-los em instituições de ensino, feiras de profissões e empresas especializadas em consultoria de carreiras, mas também existem opções online bastante eficientes.

É preciso lembrar, no entanto, que os testes não precisam ser considerados absolutos. Se você acha que o resultado não condiz muito com a sua realidade, tente responder um questionário diferente ou espere alguns dias.

Mesmo assim, os testes podem ser uma ótima ajuda, já que trazem um norte à pessoa.

Pesquise suas possibilidades

Depois que você já descobriu o que gosta, é preciso saber o que as universidades reservam para a sua formação. Vamos supor que a sua grande paixão seja a tecnologia. O que você pode estudar para atuar na área? Qual será a sua especialização?

Dentro desse segmento, há algumas opções disponíveis, como Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outras.

Faça uma pesquisa meticulosa sobre os cursos que se encaixam nas suas aptidões, incluindo modalidade do curso (bacharelado ou tecnólogo), melhores instituições, opções de vestibular, bolsas de estudos, etc.

Pesquise sobre a remuneração

Falamos acima que o dinheiro não é tudo, mas é, sim, uma parte fundamental para qualquer profissional. Afinal, ninguém vai trabalhar de graça.

Pesquisar a faixa salarial das suas opções vai te ajudar a se preparar e já saber sobre o que te espera no futuro.

Nessa etapa, também vale procurar opções de como aumentar o salário. Como valorizar o seu currículo? Com uma pós-graduação? Prestando concurso?

Com isso, você não precisa abandonar o que gosta e nem vai ser pego de surpresa na hora de procurar emprego.

Converse com um estudante/profissional da área

Solidifique suas informações ao conversar com alguém que já estude ou trabalhe na área que você está considerando.

Isso é importante para você ter uma visão mais prática da profissão, colocando na balança todos os prós e contras.

Pergunte sobre as experiências pessoais dessa pessoa, como ela escolheu seguir esse caminho, o que mais gosta, o que menos gosta, quais são suas maiores dificuldades, etc.

É claro que cada um tem sua própria vivência, mas ter esse olhar mais próximo certamente vai te ajudar a decidir.

Dê tempo ao tempo

Não tente apressar uma decisão tão importante. Muita gente tem a impressão de que devem entrar na faculdade assim que sai da escola, mas isso não é uma regra.

Se você precisa de algum tempo para pensar e descansar, faça o que for necessário! Quem está decidindo os rumos da profissão pela primeira vez ainda é jovem, então tem muitos anos pela frente para escolher o que fazer.

Não tenha pressa e seja gentil consigo mesmo.

Invista em cursos on-line

Nesse meio tempo, uma boa opção para testar as possibilidades e se aproximar das suas áreas de interesse é investindo em alguns cursos online com certificado.

Mesmo que depois você descubra que prefere seguir em outra área, você aprendeu algo novo e tem uma experiência interessante para incluir no currículo.

Afinal de contas, conhecimento nunca é demais e isso é algo que ninguém pode tirar de você!