Programa de Castração de pets de famílias carentes da PMNO tem 456 vagas abertas

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, confirmou que ainda restavam 456 vagas na 2ª etapa do Programa Municipal de Castração e Microchipagem gratuitas de animais domésticos de famílias carentes, preferencialmente SRDs (Sem Raças Definidas). Ainda podem se inscrever no programa 340 tutores de cães e 116 de gatos. A 2ª Etapa prevê 900 cirurgias, sendo 500 em cães e em 400 gatos e, até a última semana, já haviam sido realizadas 160 inscrições de cães e 284 de gatos.

A 1ª etapa, realizada no ano passado (2021), paga com recursos municipais, atendeu a 1.000 animais domésticos – totalizando, portanto, 1.444 cirurgias realizadas ou já agendadas através deste programa. As inscrições dos interessados podem ser feitas nos dias úteis, em horário comercial, na Central de Atendimentos do Paço Municipal.

Já a 2ª etapa foi viabilizada por uma emenda parlamentar de R$ 200 mil destinada ao Município pelo deputado estadual Delegado Bruno Lima, em atendimento a um pedido do prefeito – que é médico veterinário e defensor histórico da causa animal na cidade. A empresa vencedora da licitação cobrou pelo serviço R$ 274.980,00, sendo a diferença bancada pela Prefeitura com recursos próprios.

A clínica vencedora da licitação na modalidade pregão eletrônico foi a Veterinária Piconi. Trata-se da mesma empresa que venceu a licitação anterior, para a 1ª etapa do Programa de Castração.

“Como se trata da continuidade do programa iniciado ano passado, os critérios para atendimento das famílias continuam os mesmos, bem como a forma de inscrição e a documentação necessária”, salientou Paula Faciulli, médica veterinária encarregada do Setor de Zoonoses.

O programa iniciado em 2021 beneficia também animais abandonados e abrigados por ONGs ou cuidadores voluntários da cidade. Todo o processo é conduzido pela equipe técnica do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde. São realizadas aproximadamente 40 cirurgias por semana.

“Só com a castração a gente vai evitar o abandono, as crias indesejadas e os maus-tratos aos animais. Estamos também identificando os animais castrados, o que também é muito importante para localizar um animal perdido. Aproveitem a oportunidade do nosso Programa gratuito e façam a inscrição para castração e chipagem do seu cachorrinho ou gatinho”, explicou recentemente o prefeito Leitinho.

Podem participar do programa de castração proprietários de cães e gatos que morem em Nova Odessa e que sejam de famílias de baixa renda, e preferencialmente animais SRD (Sem Raça Definida).

PARA CADASTRAR

Onde: Setor de Protocolo da Prefeitura, na Avenida João Pessoa, nº 777 – Centro
Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 15h ou até acabarem as senhas (100 por dia)
Exigências: ser morador de Nova Odessa e de família de baixa renda
Documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, Cartão + Saúde (novo) em nome de quem vai fazer a inscrição. Caso o comprovante de endereço não esteja no nome da pessoa, é preciso apresentar declaração ou cópia do contrato de aluguel. Se estiver no nome do pai ou mãe, não é necessário