Americana terá lives mensais sobre os direitos da pessoa com deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e a Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), vai promover lives mensais sobre os direitos da pessoa com deficiência. No dia 29 de junho, das 15h às 17h, será realizada a primeira palestra virtual com o tema “Sexualidade e amor da pessoa com deficiência”, ministrada pela psicóloga especialista em direitos da pessoa com deficiência, Margareth Bucheroni.

Segundo a presidente do CMDPD, Mary Gonçalves, o projeto da apresentação das lives tem o objetivo de propagar informações sobre as questões e direitos desse público. “Os temas vão mobilizar as pessoas com deficiência para várias questões de direitos, com orientações sobre a lei, estatuto e considerações de profissionais sobre diversas áreas da vida. Para a população, será fundamental a participação como forma de ampliar o conhecimento sobre os assuntos, promovendo a conscientização nas abordagens junto às pessoas com deficiência”, explicou Mary.

Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, a ação em conjunto com o CMDPD vai fortalecer as políticas públicas sobre os direitos da pessoa com deficiência no município. “A apresentação dos temas nos leva à reflexão e proporciona uma oportunidade de aprendizado e conscientização. Trabalhamos para que todos sejam iguais perante às leis e devemos preservar e incentivar atitudes de respeito e atenção ao próximo. A gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi tem esse olhar sensível para as questões de direitos”, disse a secretária.

O tema “Sexualidade e amor da pessoa com deficiência” será abordado em alusão ao Dia dos Namorados e ao direito à Saúde, previsto no artigo 18 do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). Serão apresentadas e debatidas as questões sobre a atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida e à informação adequada e acessível à pessoa com deficiência e a seus familiares sobre sua condição de saúde.

A plataforma de transmissão será a Microsoft Teams, por meio do link:

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_M2RjMGI4NDQtYWMyOS00NTNkLWE2YWUtZWU1YzFkMGIyOTIx%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22a97f5ddd-5fb8-4940-8491-8e51176031f5%22%2c%22Oid%22%3a%22bd101114-e232-4e60-95c5-affd8d6f1bb0%22%7d

As lives serão realizadas sempre às terceiras quartas-feiras do mês. Os temas abordados nos próximos meses serão: “Acessibilidade e Comunicação em Libras”, “Direitos e Deveres da Pessoa com Deficiência”, “Especificidades da Criança e da Pessoa Idosa com Deficiência”, “Projeto de Vida e Saúde Mental da Pessoa com Deficiência”.