Dr. Daniel pede informações sobre funcionamento do sistema CROSS na rede pública de saúde

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre o funcionamento do sistema CROSS (Central de Regularização de Ofertas de Serviços de Saúde) na rede pública municipal de saúde.

No documento, o parlamentar lembra que o objetivo do sistema é distribuir entre as cidades do estado de São Paulo a oferta de consultas especializadas, especialmente, de cirurgias. Segundo Dr. Daniel, falta transparência na utilização do sistema pelos usuários do SUS.

“No município de Americana não é diferente a dificuldade para o transcorrer desta listagem, seja para cirurgia, consulta e ofertas de leitos, fato este que gera diariamente grande desconforto à população usuária do SUS, pois em muitos casos é perceptível a espera por anos para que determinada ação seja concluída”, aponta.

“É visível que tal sistema direcionado para o controle de distribuição de vagas seja totalmente ‘intransparente’, gerando consequentemente diversas preocupações, inclusive, pautando numa grande dúvida de quando e como está a colocação de determinado usuário que necessita ‘urgentemente’ de tal auxílio”, acrescenta Dr. Daniel.

No requerimento, o vereador pergunta quais cidades e estabelecimentos de saúde na região estão habilitados a ofertar vagas de consultas, exames ou cirurgias para Americana. Questiona, ainda, como o usuário pode obter informações sobre o andamento de sua solicitação, como posição na fila de espera e tempo aproximado para atendimento.

Dr. Daniel questiona ainda quais providências visam melhorar o sistema de regulação de vagas e pede que seja fornecido um relatório com a situação atual de espera dos usuários americanenses. Por fim, solicita que seja pedida ao governo do estado a criação de um link Portal da Transparência para acompanhamento das ofertas do sistema CROSS.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (23).