Meche propõe criação de programa de acolhimento temporário de animais

O vereador Marschelo Meche (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que dispõe sobre o programa “Amigo acolhedor”, que institui o acolhimento temporário de animais que estejam sob a custódia dos canis, gatis e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.

O projeto estabelece que o amigo acolhedor irá receber um animal que esteja sob os cuidados dos órgãos municipais, devendo observar as regras de bem-estar animal enquanto estiver com o acolhido sob sua custódia, ficando responsável pelo custeio e provimento de alimentação e saúde. O objetivo da lei, segundo o autor, é que os animais que estejam em uma unidade pública municipal possam ter a oportunidade de conviver em um espaço familiar.

Segundo Meche, o projeto traz benefícios para todas as partes. “Essa iniciativa é boa para o animal, que poderá conviver em ambiente familiar, em vez de permanecer nos canis e gatis municipais. As famílias também terão a oportunidade da convivência e, quem sabe, podem aumentar os casos de adoção de pets em nossa cidade”, avalia o autor.

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante sessão ordinária.