Programa Pontos Mis volta com sessões de cinema presenciais

O Programa Pontos MIS, que acontece no MAC Americana por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, está de volta com as sessões de cinema presenciais, até então suspensas por conta da pandemia. A exibição acontece na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, com sessões às 14h30 e 19h30 no MAC Americana, com entrada franca.

A secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria, comemorou o retorno das atividades presenciais. “O cinema nacional é um pilar essencial de nossa cultura e ver o MAC de portas reabertas para o público nos traz muita satisfação. Todos os cuidados estão sendo tomados pela equipe da Sectur com relação ao distanciamento entre o público e pedimos a gentileza do uso de máscaras, já que o momento ainda requer esta prevenção”, disse.

As sessões serão quinzenais e, nesta primeira semana, será exibido “Abril Despedaçado”, do diretor Walter Salles, filme ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais, que projetou internacionalmente o ator Rodrigo Santoro.

No filme, em abril de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver.

Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu, Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho.

O MAC fica no Centro de Cultura e Lazer (CCL), à Av. Brasil, nº 1293, no bairro Jardim São Paulo. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos.