Evento de gestão Governo Sem Papel reúne 200 participantes de 15 cidades

O evento Governo Sem Papel, realizado nesta quinta-feira (23) pela Prefeitura de Americana, voltado à gestão pública desburocratizada, ágil e alinhada à necessidade de eficiência e qualidade na administração pública, reuniu cerca de 200 servidores e gestores municipais de 15 cidades. A programação aconteceu no Hotel Florença, no Jardim São Pedro. Foi um dia de palestras e apresentação de cases de sucesso sobre temas ligados à transformação digital e inovação tecnológica na administração.

O prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi abriram oficialmente o evento. Em seu discurso inicial, Chico destacou o desafio de informatizar a administração pública. “O mundo mudou, hoje a tecnologia e a inovação fazem com que possamos andar com maior rapidez e prestar serviços públicos com qualidade e segurança à população. Nós precisamos ter a coragem de inovar com responsabilidade e fico feliz que a 1Doc seja parceira de Americana neste caminho”, declarou Chico.

O vice-prefeito Odir citou sua experiência enquanto vereador na Câmara de Americana, informatizada durante a gestão do presidente Thiago Martins, também presente durante a abertura. “Estamos no caminho certo. A gente tem a confiabilidade nos documentos, muito mais segurança nos sistemas e oferecemos a facilidade à população que, de cada casa, pode fazer e acompanhar toda a tramitação do protocolo aberto com sua solicitação”, explicou.

O município apresentou o projeto Americana Inteligente, um sistema de tramitação digital de documentos adotado pela prefeitura em 2020 e que, em 2021, foi vencedor na categoria Inovação no concurso OnDoc, com a implantação do sistema de pedidos de isenção de IPTU digital. Dos mais de cem projetos inscritos, Americana foi classificada entre as quatro melhores cidades do Brasil. O sistema obteve índice de 98,5% de satisfação com o atendimento digital, segundo a plataforma 1Doc, patrocinadora do evento.

Além do prefeito, do vice e do presidente da Câmara, a mesa de autoridades da abertura foi  composta pelo secretário de Administração, Eduardo Flores; por um dos gestores do Projeto Americana Inteligente, Eduardo César Samogim Spilla, e pelo gerente de negócios da Plataforma 1Doc, Lucas Husadel.

“Americana é um exemplo no quesito inovação na gestão pública e o prefeito Chico Sardelli tem sido um apoiador incessante deste projeto. É uma enorme satisfação realizar na cidade este evento com tema tão importante”, declarou o secretário Eduardo Flores.

Para Spilla, o evento permitiu alto aproveitamento dos participantes. “Foi um encontro muito construtivo com a participação de cerca de 15 municípios da região. Muitos deles vieram nos procurar após a apresentação de nosso case e marcaram reuniões, ou seja, estamos sendo agentes multiplicadores de conhecimento”, disse.

Além dos cases de Americana, Presidente Prudente, Atibaia e Tupã, o evento contou com palestras da 1Doc, do Instituto Áquila, da Comgás e de Paulo Storani, antropólogo, capitão veterano do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e autor do livro “Vá e Vença – Decifrando a Tropa de Elite”.