Contato diário com cachorro alivia dor, ansiedade e depressão

Para retribuir o carinho dos pets, Covabra Supermercados inicia o “Festivau Pet” com ofertas variadas

O contato diário com cachorros, de ao menos 10 minutos, alivia significativamente a dor e sinais de ansiedade e depressão. Essa foi a conclusão do estudo feito por pesquisadores da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, publicado na revista científica PLOS ONE. Para chegar a essa conclusão o estudo foi feito com pacientes do pronto-socorro do Hospital Universitário Royal, na cidade canadense de Saskatoon.

Os pacientes foram divididos em dois grupos: o primeiro com 97 pessoas, que teve contato por 10 minutos com um cachorro, e o segundo com 101 pessoas, que não tiveram contato, para nível de comparação. De acordo com o estudo, 43% das pessoas que tiveram contato com o animal apresentaram melhora no nível de dor, 48% redução dos sintomas de ansiedade, 46% diminuição nos sinais de depressão e 41% melhoria do bem-estar, em geral.

Ter um animal de estimação já não é novidade no Brasil. No país, que tem cerca de 212 milhões de habitantes, o número aproximado de animais de estimação é de 140 milhões, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), sendo o terceiro país em número de pets domésticos.

E os gastos com os cuidados dos animais tem aumentado nos últimos anos, segundo a Domestic View 2022, da empresa Kantar, chegando a 129% de aumento em 2021. A alimentação atinge 70% do orçamento com o animal e o restante é dividido entre despesas veterinárias, acessórios, higiene e outros. Para suprir as necessidades dos pets as famílias têm feito ajustes no orçamento.

“Estamos sempre buscando os melhores produtos e inovando o mix de produtos do setor pet para suprir as principais demandas dos clientes”, explicou Fabiana Prata, gerente do setor de bazar da Rede Covabra Supermercados.

Para auxiliar os tutores no desafio de equilibrar o orçamento, a rede Covabra Supermercados faz, a partir do dia 22 de junho, o Festivau Pet, com ofertas especiais em dezenas de itens do setor pet. “Ao encontrar promoção dos itens para animais as famílias aproveitam a economia com a alimentação e renovam os brinquedos e acessórios do pet”, afirmou Jacqueline Tavares, gerente de marketing da rede Covabra Supermercados.

O aumento dos gastos com pets é explicado pelo número maior de adoção de animais durante o período de isolamento social, em que 30% das pessoas que responderam abrigar animais nesse período, segundo o Radar Pet 2021, da Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). Desses, 23% deram abrigo pela primeira vez.

Pensando na economia de tempo e deslocamento dos consumidores, a Rede Covabra incrementou a linha de produtos do canal pet, acrescentando brinquedos, roupinhas e diversos itens de higiene ao já extenso catálogo de produtos alimentícios. “Queremos que nossos clientes tenham a praticidade de fazer suas compras e para seus pets em um único lugar”, afirmou Prata. E até dia 5 de julho, diversos produtos para os animais de estimação estão em promoção na rede, como o Alimento para Gatos Whiskas Petiscos 40g que estará com 50% de desconto na segunda unidade e o Tapete Higiênico Procão, com 30 unidades, que terá 20% de desconto durante o festival.