Marcos Caetano pede providências sobre animais abandonados no município

O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações e providências do Poder Executivo sobre animais abandonados na cidade e questiona a possibilidade do aumento no número de fiscais nas ruas do município.

No documento, o parlamentar destaca que moradores da região do Jardim da Balsa e Parque Gramado o procuraram para informar que tem crescido a população de animais domésticos (cães e gatos) abandonados na região. Segundo Marcos Caetano, há relatos de que todos os dias são abandonados animais até mesmo por pessoas de outros municípios e que, quando se trata de animais adultos, eles ainda representam perigo para o trânsito e para os moradores em geral.

“Julgo importante esta parceria entre o poder público e a iniciativa privada para assumirem, juntos, uma questão preocupante como esta, já que os animais soltos, perdidos ou abandonados, podem acarretar problemas de saúde pública. É nosso dever como cidadãos acompanhar e lutar para que esses direitos sejam cumpridos e os responsáveis por tal crime praticado sejam identificados e paguem diante da justiça seus erros de maus tratos e abandono”, frisa o vereador.

No requerimento, Marcos Caetano questiona quais medidas têm sido tomadas e quais critérios são adotados para o recolhimento dos animais abandonados nas ruas e qual a destinação dada a eles. Pergunta também sobre o programa de castração de animais e a respeito de quantos procedimentos foram feitos de janeiro a junho de 2022. Por fim, questiona a quantidade de denúncias de abandono registradas neste ano e se há possibilidade de instalação de câmeras de monitoramento em localidades de maior incidência.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (30).