Abertas inscrições para bandas se apresentarem no Santa Bárbara Rock Fest

Estão abertas as inscrições para as bandas interessadas em se apresentar no Santa Bárbara Rock Fest 2022. O período de inscrições vai até o dia 11 de julho e é válido para artistas e bandas dos mais variados estilos do rock, autorais, independentes e covers (único artista ou banda conhecida), com sede em território nacional. As inscrições podem ser feitas no site rockfest.culturasbo.com – que reúne todas as informações sobre o evento e o regulamento para a inscrição das bandas.

Neste ano, o Santa Bárbara Rock Fest tem como atrações principais Nenhum de Nós, Sepultura, Di Ferrero e Maneva. O evento será realizado entre os dias 26, 27 e 28 de agosto, no Complexo da Usina Santa Bárbara, com entrada franca.

A 5ª edição do Santa Bárbara Rock Fest é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Município de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com patrocínio da Maravilhas do Lar e Supermercados Pague Menos.

Sobre o Rock Fest

Realizado pela primeira vez em 2014, no Parque Araçariguama, o Santa Bárbara Rock Fest nasceu com o objetivo de incentivar a composição e produção musical, valorizar a arte como fonte de cultura e lazer, aprimorar e desenvolver o âmbito musical, além de revelar os talentos da cidade e região.

Os artistas se apresentaram nos palcos “Água” e “Terra”, além da “Tenda Jam”. Ao todo, entre shows e intervenções, 50 atrações estiveram presentes nesta edição, que teve como destaque a banda brasileira de rock da década de 80, Ultraje a Rigor. O festival nasceu como foco na preservação do meio ambiente. Para selar a iniciativa foi realizado o plantio de 150 mudas de árvores no local do evento em homenagem a cada um dos 150 músicos que se apresentaram nos palcos. Mais de 70 mil pessoas passaram pela 1ª edição durante três dias de evento.

A partir da segunda edição, o evento ganhou uma nova casa: a Usina Santa Bárbara. Em 2015 teve como atração principal a banda Ira! e em 2017 o projeto ganhou fôlego com a realização do evento, por meio da captação de recursos via ProAC ICMS – Programa de Ação Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Denso do Brasil e apoio do Refrigerantes Esportivo.

A terceira edição teve como diferencial a inscrição de bandas de forma totalmente on-line. Ao todo, 180 bandas se inscreveram, sendo grupos da cidade, do interior de São Paulo e até de outros estados. De maneira democrática foi eleita uma comissão de análise que definiu cotas considerando que 80% das bandas fossem barbarenses, 10% composta por bandas da região e outros 10% por bandas cover do Estado.

A programação oficial contou com a participação de 61 atrações, tendo a banda Titãs como show principal. O Rock Fest também abraçou diferentes vertentes das artes, com distribuição de livros infantis, oficinas com artistas, a “Arte Rock” – feira de Economia Criativa que une o artesanato à música, e o “Bosque do Rock” – com a distribuição de 1.000 tubetes para plantio de sementes, sendo que ao plantar uma semente, o participante, por meio de tag, dedicava seu ato a uma pessoa junto de suas canções de rock preferidas.

A quarta edição foi realizada no ano de 2019 e contabilizou a presença de pessoas de 80 cidades diferentes, incluindo outros estados. Ao todo, 168 bandas se inscreveram para fazer parte desta edição, sendo 75% de bandas de fora de Santa Bárbara d’Oeste, como Americana, Piracicaba, Campinas, São Paulo e Limeira. A line-up oficial contou com 46 bandas divididas em quatro palcos, “Terra”, “Água”, “Jam” e “Gig”. Foram mais de 30 horas de muita energia, boa música, ambiente familiar, sustentabilidade e o melhor da culinária barbarense. As atrações principais foram Projeto T.R.E.N, Plebe Rude, Camisa de Vênus e Frejat.

Nesta edição o “Palco Energia” foi um dos diferenciais, sendo composto por bicicletas geradoras de eletricidade, possibilitando a apresentação de qualquer pessoa ou banda – os interessados deveriam ter no mínimo quatro integrantes para pedalar e gerar energia às caixas de som e assim dar um show ao público. O evento também contou com a “Food Rock”, uma grande praça de alimentação composta por estabelecimentos gastronômicos da cidade como proposta de fomento ao turismo gastronômico, além da “Shop Rock”, uma área para entrar no clima ou levar uma lembrança para casa: tatuagem, piercing e barbearia à disposição dos visitantes e a venda de produtos exclusivos e oficiais do S.Bárbara! Rock Fest, como camisetas, bonés, canecas com cordão e chaveiros.