Americana tem Festa Nordestina no fim de semana

Americana recebe, no próximo fim de semana, a Festa da Cultura e Tradições Nordestina, que será realizada na FIDAM, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Americana e realização da MK Eventos. A entrada é gratuita e haverá estacionamento no local.

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho, com uma programação que inclui elementos da cultura nordestina, como música e culinária, além de aulas de forró para quem quiser aprender a dançar. A festa terá decoração típica, com a presença dos famosos “Bonecões de Olinda”, espaço kids, passeios de trenzinho e será pet-friendly (quem quiser, pode ir com seu pet).

“O evento tem produção e realização pelo setor privado e conta com apoio da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, diante da relevância cultural e turística para Americana e região. Se considerarmos que, de acordo com o Censo do IBGE, mais de 10% da formação populacional do interior de São Paulo é composta por nordestinos, esta migração é um fenômeno social expressivo. O nordestino trouxe uma diversidade cultural e gastronômica para todo interior. Podemos afirmar isso, com propriedade, quando falamos da modalidade de dança de salão mais praticada no mundo, que é o forró. Convido todos para se divertirem com a família e provar as delícias culinárias na Festa Nordestina”, declarou a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.

A Praça de Alimentação terá barracas com pratos típicos como acarajé, baião de dois, sarapatel, galinhada, buchada de bode, virado de feijão de corda, carne seca com macaxeira, tapiocas, cuscuz, caldos e pamonhas, além de pratos como frango com polenta, espetinhos, pastéis, lanches de pernil e calabresa, hambúrguer na parrilha, torresmo de rolo e outras porções. Também haverá um cardápio de doces com cocadas, churros e sorvetes.

A programação musical inclui estilos como forró pé de serra, forronejo, piseiro, xote e baião, confira:

08 de julho (sexta-feira)

  • 19h30 – Magno e banda Collo Quente (forró e piseiro)

09 de julho (sábado)

  • 12h e 14h – Escola de Dança (Forró)
  • 13h – Tom Santana e Banda (Forró Pé de Serra)
  • 17h – Enok Virgulino (Forró Pé de Serra)
  • 20h – Pegada dos Plays (Forró, Forronejo e Piseiro)

10 de julho (domingo)

  • 12h e 16h30 – Escola de Dança (Forró)
  • 12h30 – Orquestra Sinfônica e de Violeiras de Americana
  • 14h – Aluízio Cruz (Forró Pé de Serra)
  • 16h – Playboy Juliano (cantor mirim)
  • 17h – Forrofiando (Forró Pé de Serra)
  • 19h – Paulla Mello (Forró, Forronejo, Piseiro)

A Festa acontece na sexta-feira, das 18 às 22 horas e, no sábado e domingo, das 11 às 22 horas. A FIDAM está localizada à Av. Nossa Senhora de Fátima, 200, no bairro Vila Israel.