Lucas Leoncine pede informações sobre instalação de creche e escola no Jardim da Balsa II

O vereador Lucas Leoncine (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações do Poder Executivo sobre a instalação de creche e escola municipal no bairro Jardim da Balsa II.

No documento, o parlamentar afirma ter sido procurado por diversos moradores do bairro solicitando a instalação das duas unidades de ensino no bairro. Segundo Leoncine, os relatos são de que especialmente após a inauguração do condomínio Tainá, dentre outros empreendimentos imobiliários previstos para a região, muitas crianças passaram a residir no bairro e não existem unidades educacionais para atender a demanda.

“Recebi diversos contatos na última semana referente a demandas dos moradores do Jardim da Balsa II. Um bairro que está em crescimento e desenvolvimento e temos que ter atenção para essas famílias ampliando o olhar para itens básicos que são necessários. É necessário pensar em crescimento, mas ter cuidado com as necessidades dos que ali residem, principalmente quando falamos em educação básica e creches para que os pais e mães possam trazer o sustento para dentro de casa e ter assegurada a educação e cuidados durante o expediente de trabalho”, frisa o autor.

No requerimento, Leoncine questiona qual a demanda na área de educação no Jardim da Balsa II; se a secretaria municipal de Educação tem o levantamento de quantos alunos residem no bairro; se existe fila de espera por vagas em creches e quantas crianças estão aguardando vagas. Pergunta também onde são atendidas as crianças e estudantes do local atualmente.

Por fim, questiona se está prevista a construção de uma nova creche e também uma nova escola municipal no bairro e, até que se construam novas unidades, se existe a possibilidade de se instalar uma creche em imóvel locado ou parceria com entidade filantrópica ou particular para atender a demanda. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (14).