Prefeito Leitinho e Vice Mineirinho visitam primeiras unidades reformadas da Vila da Melhor Idade de Nova Odessa

“Queremos deixar a residência de vocês mais bonita e aconchegante”. Com essas palavras o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, acompanhado do vice Alessandro Miranda, o Mineirinho, visitou as primeiras casas – de um total de 30 unidades do conjunto habitacional da Vila da Melhor Idade, no Jardim Santa Rita 2 – que foram reformadas pela Prefeitura de Nova Odessa, por meio de parceria com a Gallo Engenharia.

As unidades habitacionais especiais da “Vila dos Idosos” – cedidas desde 2011 gratuitamente, de forma vitalícia aos aposentados em situação de vulnerabilidade da cidade – pertencem à Municipalidade e serão totalmente reformadas, interna e externamente. Além disso, o local ainda vai ganhar cerca, cancela e uma praça com equipamentos de ginástica.

“Vocês são exemplo de superação e hoje estamos devolvendo parte do que fizeram em prol do nosso município. Foi ideia do meu vice Mineirinho, que também tem um carinho grande pelos idosos, pela nossa cidade, reformar as casas aqui da Vila da Melhor Idade, que existem há 11 anos e nunca foram reformadas. Esse é o mínimo que podemos fazer para melhorar a vida de vocês”, pronunciou o chefe do Executivo novaodessense.

Para o vice Mineirinho ver a alegria dos idosos não tem preço. “Se vocês estão felizes, nós também estamos felizes. O mais importante é que a Prefeitura não gastou um centavo, porque foi contrapartida com um empresário. Esse é o legado que a Administração do prefeito Leitinho quer deixar, ou seja, o melhor para a nossa Melhor Idade”, disse.

Os moradores estavam emocionados. “Sou a mulher mais feliz do mundo, porque na minha casa trocaram até o vaso e a pia. Pintaram a casa toda, até o quarto que estava mofado”, disse a dona Fátima Pereira da Silva, de 70 anos.

Dona Maria Larius da Silva também está radiante com as melhorias na casa. “Não tenho palavras para expressar a minha gratidão ao prefeito Leitinho e ao Mineirinho, porque a reforma ficou ótima. A pintura ficou maravilhosa e trocaram até as lâmpadas. Só temos a agradecer aos senhores que foram os únicos que se preocuparam com a gente”, explicou a idosa de 88 anos e que reside há 10 anos no imóvel.

A cor também chamou a atenção da dona Dormélia Bertus, a Doca. “Ficou tudo perfeito, principalmente a cor, que é a minha predileta. Só tenho gratidão por vocês, prefeito Leitinho e Mineirinho, pelo carinho com a gente aqui da Vila. Eu agradeço a Deus pelo que vocês estão fazendo por nós e por virem nos visitar”. E as obras de reforma não foram o único presente pelos quais dona Doca se emocionou. “Com casa linda, meus sobrinhos Valcir e Edileuza me presentaram com uma geladeira, um fogão, um armário de cozinha, duas cortinas e um ventilador novinhos em folha”, completou.

Para dona Josefa Bezerra Rozana a reforma foi um grande presente antecipado de Natal. “A preocupação e o carinho de vocês com nós, os idosos, nos alegrando com a reforma da casa, só Deus para compensar. O trabalho que vocês têm por nossa cidade tem sido de tirar o chapéu. Agradeço primeiro a Deus e depois a vocês. Obrigada por tudo”.

Muito emocionada, dona Iracema Correia, chorou. “Eu tinha dito para o meu esposo que o prefeito Leitinho faz tanto por Nova Odessa, e devia vir aqui e ele não só veio hoje, como outras vezes, e mais que isso, nos presenteou com essa reforma maravilhosa. Vocês estão plantando agora e tenho certeza que vão colher bons frutos”, expressou. “Estão pensando na população”, revelou Josué de Souza.

“Até aqui nos sustentou o Senhor. Parabéns pelo que têm feito a nós. As portas da nossa casa estão sempre abertas a vocês, prefeito Leitinho e vice Mineirinho”, agradeceu o senhor Eulálio Alves de Souza, de 90 anos. “Nossos filhos mandaram agradecer vocês pelo que estão fazendo por nós, pelo carinho, pela reforma da nossa casinha”, contou dona Ivone de Souza, de 78 anos.

As obras de reforma custarão aproximadamente R$ 500 mil e incluem a recuperação estrutural (casas que apresentam trincas e fissuras nas paredes), pintura interna e externa, substituição de vidros quebrados, esquadrias e azulejos danificados, instalação de lixeiras de concreto e a construção de uma guarita com cancela e a instalação de alambrado (“fechando” efetivamente a Vila) e recuperação de calçadas.

A nova “portaria” vai ficar na esquina das ruas Pedro Abel Jankovitz e Joaquim Carlos de Oliveira, no Jardim Santa Rita 2. Está prevista também a construção de uma praça de lazer com uma Academia ao Ar Livre (com equipamentos fornecidos pela Prefeitura), bancos, iluminação, paisagismo e calçadas.