SP terá sobe e desce na temperatura com duas frentes frias e mínima de 10ºC

Em toda a região Sudeste, apenas a capital paulista tem tendência de queda abrupta nas temperaturas até o fim de semana

Com chuva e frio previstos para amanhã, São Paulo terá dias de sobe e desce nas temperaturas até domingo (17), quando começa uma série de dias mais gelados. Em toda a região Sudeste, apenas a capital paulista tem tendência de queda abrupta nas temperaturas até o fim de semana, segundo o Climatempo, e só nesta quarta-feira (13).

Em São Paulo, o Climatempo alerta para uma mudança brusca de temperatura, já que os termômetros nesta quarta registram 14ºC de mínima e 19ºC de máxima, com garoa de manhã e à noite.

Para quinta-feira (14), também haverá mudança abrupta no tempo, pois a máxima salta para 27ºC. Essa temperatura mais alta segue até sábado (16), com mínimas de 15ºC e máximas de 29ºC. O tempo volta a ficar aberto.

Apenas no domingo a temperatura volta a cair, inclusive com mínimas mais baixas: 10ºC. A máxima prevista é de apenas 17ºC, com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

O cenário, por enquanto, é de que esta segunda frente fria seja mais duradoura. Segunda e terça terão máxima de 18ºC, quarta vai até 20ºC e as temperaturas voltam a ficar mais amenas na quinta-feira, chegando aos 23ºC.

O restante da região Sudeste terá temperaturas amenas e até calor. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória não terão mínimas abaixo de 14ºC e nem máximas acima dos 30ºC até sexta-feira (15). A chuva só é prevista para amanhã na capital mineira e quinta na capital de Espírito Santo, enquanto a capital carioca não terá chuva até o fim de semana.

O tempo seco também perdura no Centro-Oeste, segundo o Inmet.

Em Goiânia, Cuiabá e Campo Grande as máximas ficam acima dos 30ºC, podendo chegar a 35ºC até sexta-feira, e sem previsão de chuva, segundo o Climatempo. As mínimas em Goiânia ficam em 15ºC, enquanto em Cuiabá fica em 18ºC e Campo Grande terá variações que vão de 14ºC a 20ºC.

Já em Brasília, o tempo seco também é predominante, mas as máximas ficam abaixo dos 30ºC. De amanhã a sexta-feira, as mínimas ficam em 13ºC e as máximas ficam em 28ºC. Também sem previsão de chuva até lá, segundo o Climatempo.

A passagem de uma frente por Rio Grande do Sul começa a provocar quedas de temperatura no estado. Segundo o Climatempo, a mínima prevista para amanhã é de 7ºC e máxima de 17ºC, com uma mudança brusca prevista para quinta-feira, com pancadas de chuva e uma elevação da temperatura mínima para 12ºC e máxima de 19ºC. O termômetro tem mais uma subida na sexta-feira, com mínima de 15ºC e máxima de 23ºC, também com chuva a qualquer hora.

Já em Curitiba, desta terça-feira (12) a sexta-feira são previstas três mudanças de temperatura, segundo o Climatempo. Amanhã e quinta deve haver chuva, mas as mínimas variam de 10ºC a 12ºC e a máxima vai de 15ºC amanhã a 20ºC na quinta –e 26ºC na sexta-feira.

Em Florianópolis, o Climatempo aponta para chuvas apenas na quinta. Desta terça à sexta, as mínimas variam entre 12ºC e 17ºC e as máximas ficam entre 18ºC e 24ºC.

Para a região Norte, o boletim do Inmet aponta que, para os próximos dias, são previstos acumulados de chuva que passam de 70 mm no extremo norte de Roraima. Já no noroeste do Amazonas e norte do Pará, os acumulados de chuva deverão chegar a até 50 mm. Nas demais áreas da região, os acumulados devem ser inferiores a 10 mm.

Em Manaus, Belém, Boa Vista, Porto Velho e Macapá são previstas chuvas de amanhã até sexta-feira, segundo o Climatempo. Já em Rio Branco chove apenas amanhã e em Palmas não há previsão.

Segundo o Inmet, há previsão de chuva até sexta-feira nas capitais do Nordeste, com exceção de Teresina, mas sem grande intensidade.