Thiago Brochi conhece tecnologia de sinalização viária solar para sugerir utilização em Americana

O vereador Thiago Brochi (PSDB) reuniu-se nesta terça-feira (12) em seu gabinete na Câmara Municipal de Americana com representantes de uma empresa especializada em tachas refletivas solares para sinalização viária. Os itens funcionam automaticamente, armazenando energia do sol durante o dia e funcionando no período noturno, principalmente em ciclovias e ciclofaixas.

Segundo Talissa Mello e Joice Leite, representantes da empresa, a tecnologia está sendo adotada na cidade de São José do Rio Preto (SP) e já foi implantada em Balneário Camboriú (SC), Telêmaco Borba (PR) e Diamantino (MT). “É um produto novo. Várias cidades estão implantando”, destacou Talissa. Com tecnologia solar, o equipamento armazena energia durante o dia, acendendo automaticamente ao anoitecer e desligando no amanhecer. Os modelos seguem as resoluções do Conselho Nacional do Trânsito (Contran).

Brochi elogiou a tecnologia e destacou que os itens conferem mais segurança ao trânsito durante a noite. “Vamos levar de sugestão, por exemplo, para vias como a Avenida Brasil, o Terramérica e outros locais utilizados por pedestres e ciclistas para atividades físicas”, ressaltou o vereador. “Americana pode sair na frente e adotar uma tecnologia moderna e sustentável, garantindo mais segurança para a prática esportiva em vias municipais no período noturno”, concluiu.