Americana terá Feira de Serviços voltada para auxílio a imigrantes

Com o objetivo de promover a inclusão de imigrantes junto às políticas públicas e disseminar as informações sobre os seus direitos, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da Prefeitura de Americana vai promover, em outubro, a realização da Feira de Serviços.

Nesta quinta-feira (4), a coordenadora da Política de Atenção aos Migrantes, Imigrantes e Refugiados e Comitê Migrare, Marilza de Jesus Morais Silva, e o diretor executivo do Instituto do Trabalho Decente (ITD), Antonio Carlos de Mello Rosa, organizadores do evento, vistoriaram as dependências do Ciep “Professora Philomena Magaly Makluf Rossetti, na região do São Vito, que sediará a feira, com o apoio da Secretaria de Educação. Eles foram recebidos pela diretora do Ciep, Vanda Pastori

A ação é feita por meio da Política de Atenção aos Migrantes, Imigrantes e Refugiados e do Comitê MigraRe – Comitê Gestor Intersetorial de Atenção e Promoção aos Direitos Humanos de Imigrantes, Migrantes e Refugiados, em parceria com o Instituto do Trabalho Decente (ITD).

O Programa MigraRe, lançado pelo prefeito Chico Sardelli em 25 de maio, é coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Migrantes e Refugiados, juntamente com a Gestão do Trabalho e Educação Permanente, visando promover o respeito à diversidade, com a garantia dos direitos de imigrantes, contribuindo para um processo migratório digno e uma cidadania universal.

O Instituto Trabalho Decente é uma entidade da sociedade civil organizada com sede em Brasília, que atua em todo o território nacional com o objetivo de promover os direitos humanos no mundo do trabalho, o trabalho decente e o desenvolvimento sustentável, com foco na inclusão socioeconômica de pessoas, grupos e comunidades vulneráveis. Para a conquista de seu objetivo, o ITD estabeleceu como prioridade trabalhar em diversas áreas temáticas, mantendo uma comunicação ativa com os atores do mundo do trabalho, participando em várias instâncias de articulação e diálogo, gerando conhecimento e implementando programas, projetos e ações de iniciativa própria e em parceria com outras instituições que compartilhem de seus objetivos como a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Americana.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, ressaltou a importância das ações no município. “Visando fortalecer as políticas públicas, todos os envolvidos estão muito empenhados na realização de projetos que contemplem este público. Agradecemos ao Instituto Trabalho Decente e a todos os parceiros pelo trabalho desenvolvido”, disse.